sexta-feira, 14 de março de 2014

O começo de um sonho - URUGUAI 2014

Esta viagem foi planejada e sonhada por muito tempo. No ano passado, estava planejando ir para Macchu Picchu. Porém, sofri um acidente que frustrou meus planos. Mas isto é história para outro post. Agora vamos começar a falar de coisas boas e de um grande sonho que realizei.
O planejamento de uma viagem é bastante importante. Li muitos relatos sobre viagens, vi documentários,etc. Também li o excelente livro do paulista Marcelo Leite, que se chama "Estrada para os sonhos". Este livro conta como que ele planejou e executou uma impressionante viagem de volta ao mundo, a bordo de sua GS1200. Recomendo a leitura para todos que queiram realizar uma grande viagem. Ou, que sonham em realizar qualquer outra coisa. Bastante inspirador mesmo.
Também conversei com vários amigos que já tinham ido ao país vizinho. Isto foi de grande valia, pois ir com dicas, informações, é muito importante para que se possa aproveitar melhor tempo e evitar possíveis contratempos no caminho.
Gostaria aqui de salientar e agradecer de forma especial, meu amigo Luciano Hoffmann, de Florianópolis. Ele é um motociclista experiente, sem contar, que é uma pessoa muito acessível, simpática e que gosta de um bom papo.
Na ocasião, ele me fez uma pergunta e me deu a resposta: "Patrick, sabe por que você nunca fez uma viagem para fora do país?" - Porque nós temos medo. Medo de sair do país, de explorar um novo lugar, etc.. E depois que você for a primeira vez, vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças. E vai gostar, e vai querer ir pra outros lugares!!!
HOFFMANN - Obrigado cara! Tu não sabe como isso ficou na minha cabeça, como pensei nisso e te digo agora: VOCÊ TEM TODA A RAZÃO! E que venha a próxima.
Comecei a planejar a viagem em meados de novembro de 2013. Começou com montagem de roteiros básicos. Também montei um check list de equipamentos e documentos necessários para entrar no país vizinho.
A documentação é bastante importante. Se você tem uma moto ou carro alienado ou não está no seu nome, é necessário fazer uma autorização de saída do país pelo proprietário. Esta autorização tem que ser autenticada em cartório e validada no consulado uruguaio. Também é obrigatório o seguro carta verde. Que na verdade serve para cobertura a possíveis danos a terceiros.
Não menos importante, é o seguro da sua moto. Caso tenha, verifique a cobertura. O meu por exemplo, é da Porto Seguro, que oferece a cobertura para toda a América do Sul. Além de fornecer a carta verde sem custo algum.
Também fiz um seguro saúde para mim e minha namorada. Não precisamos usar, mas por precaução eu fiz. Para 10 dias de viagem, paguei R$150,00 aproximadamente. Você pode solicitar diretamente nos sites das operadoras de seguro.
Isso tudo que resumi acima, foram aproximadamente 4 meses. Parece muito tempo. Mas não é! Passa rápido, e quando você vê, já chegou o dia. E quando você vê, já acabou.

 Um pouco dos equipamentos que separei. E também os documentos. OBS.: O controle remoto não foi....
Roteiro da Viagem


6 comentários:

  1. É isso ai mano!!! Parabéns pela viajem, o Uruguay é lindo, e tem um povo muito gentil. Agora é planejar as próximas, e se aceitar sugestão, o Chile é outro país lindo fica a dica, e quem sabe não vamos juntos heimm!!! seria um prazer viajar com o amigo. Um forte abraço do Hoffmann e apareça por Floripa. Ah! e de experiente não tenho nada, sou só um pouco metido, corajoso, rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Grande Patrick,

    Parabéns pela viagem... show de roda... vou acompanhando os posts pra viajar junto!!!

    Abração

    Loureiro (Ribeirão Preto - SP)
    http://www.meupedal.com/

    ResponderExcluir
  3. Ei Patrick. Meus parabéns cara!! Viagem Fantática! Mas responde ai. O Controle da NET foi também??kkkk

    ResponderExcluir
  4. Show de bola......já tive tbém o prazer de fazer essa viagem em cima da minha Srad 750, com mais dois amigos (de R1 e ZX10) .......com certeza o Uruguai é um lugar fantástico que todos deveriam conhecer........Parabens, brother !!!

    ResponderExcluir
  5. Show de bola.......já tive tbém o prazer de fazer essa viagem em cima da minha ex Srad 750, juntamente com mais 2 amigos (de R1 e ZX10).......com certeza o Uruguai é um lugar fantástico e que todos deveriam conhecer......Parabens, brother, pela bela viagem que vc fez !!!

    ResponderExcluir
  6. ola companheiro tudo bem, olha estou marcando de ir no Urugai em março e o se post foi muito util, so tenho duvidas sobre pedagios pode me informar sobre valores. valeu e ate mais.
    meu face Eric Falkon ou ericfalon@yahoo.com.br

    ResponderExcluir