segunda-feira, 26 de maio de 2014

Atacama 2015 - Viagem tomando forma e planejamento em construção

Olá pessoal, a dias não tenho postado nada. Tem algumas coisas para postar, mas o tempo está curto. Mas hoje vamos falar um pouco do projeto ATACAMA 2015.
Nossa viagem já tem data para início: 01 de fevereiro de 2015.
Nosso parceiro de viagem está definido: Alencar Sunderlick, de Anitápolis. Amante das duas rodas, a bordo de sua Transalp 700, vai em busca de um sonho que temos em comum.
Estamos desenhando nossa viagem. Algumas coisas me intrigam e me confundem, mas acho que agora o roteiro está praticamente definido, conforme segue abaixo:

Dia 01/02 - Blumenau x Dionísio Cerqueira - Via PR. Eu Explico: As estradas por lá estão melhores. E a distância praticamente não muda indo pelo oeste, onde a BR-470 é muito perigosa e o asfalto está muito ruim.

Dia 02/02 - Dionisio Cerqueira x Pres. Roque Saenz Peña - Neste dia entramos na Argentina (torcendo pra não sermos vistos pela Policia Caminera ou que se intimidem com as GO PRO que vamos levar), entramos no Chaco, onde começa o calor e a Pampa Del infierno.

Dia 03/02 - Pres. roque Saenz Peña x Salta - Vamos terminar de cruzar a Pampa Del Infierno e começa a diversão, tentaremos explorar um pouco a cidade argentina de Salta, que muitos me falaram ser muito bonita.

Dia 04/02 - Salta x Purmamarca - Esse dia a km diminui bastante, vamos passear por Purmamarca e conhecer suas atrações, com os cactos gigantes e tem mais uma coisa que eu não lembro, rsrsrs. Também é hora de dar uma recuperada no corpo, pois já serão mais de 2.000 kms rodados.

Dia 05/02 - Purmamarca x San Pedro de Atacama - Este dia promete. Teremos belíssimas paisagens pelo caminho: O salar Grande, a cordilheira, a altitude, etc. Além de estarmos imersos no tema da nossa viagem, temos o desafio de chegar cedo em San Pedro, não quero ficar na cordilheira a noite, onde a temperatura cai para -10° fácil. Sair cedo, rodar, parar, rodar, parar (rapidamente) e andar. Sem contar as aduanas argentina e chilena no caminho.

Dias 06 a 11/02 - San Pedro de Atacama - Hora de passear e aproveitar tudo que aquela região pode nos oferecer: Passeios aos geisers, vale da lua, salares, etc, etc. Sem contar que dia 09 é meu aniversário e vamos curtir um pouco a cidade. Caso a gente não queira ficar lá todos esses dias, seguimos viagem antes.

Dia 12/02 - San Pedro de Atacama x Antofagasta - Vamos via Calama e Tocopilla, pegamos a Ruta Panamericana até Antofagasta. Indo pela famosa "Mano Del Desierto".

Dia 13/02 - Antofagasta x San Felipe, ou Vallenar ou Copiapó - Dia de grande indecisão, vamos ver lá. Mas acho que o ideal vai ser até San Luis mesmo. Vamos ver.

Dia 14/02 - San Felipe x San Luis - Saimos do Chile em direção à Argentina, passaremos pelos Caracoles, e mais aduana.

Dia 15/02 - San Luis x Rosario - Retornando apenas;

Dia 16/02 - Rosario x Uruguaiana - Retorno;

Dia 17/02 - Uruguaiana x Passo Fundo;

Dia 18/02 - Passo Fundo x Blumenau - Neste dia, viremos juntos até um trecho, depois o Alencar segue para Anitápolis.

Bom, o roteiro basicamente é este. Estamos planejando, colhendo informações e buscando formas de aproveitar da melhor forma a viagem.
Acompanhem por aqui as "cenas dos próximos capítulos". Dia 14/02 primeira reunião dos viajantes, em Anitápolis.

#Viajeconosco


OS VIAJANTES!!!!

 Alencar Sundrelick - E sua Transalp
Patrick e Sara - F800 GS

5 comentários:

  1. Show Patrick!!
    De inicio gostaria de te parabenizar pelo blog. Tá profissa!
    Essa viagem é muito massa, e o roteiro não tem como fugir muito disso.

    No entanto, atrevo a fazer algumas breves considerações que, ou são experiencias próprias, ou de amigos que foram ao Atacama.
    O amigo Tomasini pernoitou no chaco, e me convenceu que o melhor a fazer é cruzá-lo no mesmo dia, pois o calor é insuportável também à noite.
    Na aduana argentina, em Jama, procura qualquer guarda e diz que tu esta de veiculo particular. Assim tu fura a fila, é pratica, não é "esperteza".
    Em salta, descobrimos sem querer a ruta 9 que leva a jujuy. Era noite, e eu prometi que voltaria até lá. Uns amigos foram este ano e adoraram.
    Ah.... Voltando um pouco... Em Corrientes as motos devem transitar pela pista lateral. É obrigatório.
    A mao do deserto esta localizada ao sul de antofagasta.

    Buenas, por ora é isso. Qualquer coisa que precisar prende o grito. No meu blog tem muita coisa sobre a viagem ao Atacama, bastante palhaçada também, mas tem informações interessantes sobre estadias, cidades, pontos turísticos, gasolina, cambio, etc...

    Abraço e bia viagem!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Patrick.
    Estou indo no dia 12 de fevereiro, e vou seguir o blog, espero que atualuse sempre no decorrer da viagem.
    Sds
    Lauro Dehira

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Lauro! Vou tentar atualizar todos os dias, talvez mais superficial, mas sempre tentando dar um briefing do que aconteceu no dia. Boa viagem para você!

    ResponderExcluir
  4. Olá Patrick, boa tarde, parto para o Atacama dia 28/12/2014 e retorno em 11/01 (grupo de 6 pessoas e 5 motos). Se tiver um tempinho, veja no meu blog www.viagensdemotocicleta.com o roteiro que vamos fazer. Se quiser, podemos trocar ideias sobre a viagem....abraços. Alexandre - Foz do Iguaçu - PR (email: vstromer.miti@gmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Olá Alexandre, que legal cara! Façam uma boa viagem. O nosso roteiro está praticamente definido, somente necessitando de alguns pequenos ajustes que serão feitos nos próximos dias. Pretendo não mexer mais no roteiro, senão vai dar a véspera da saída e estarei mexendo ainda... rsrsrs.
    Vou dar uma olhada no seu blog sim. Obrigado, e no que eu puder ajudar conte comigo, e vice versa!


    Abraço

    ResponderExcluir