quarta-feira, 8 de abril de 2015

Gastos de Viagem - Atacama 2015

Bom, agora que terminei os relatos, gostaria de compartilhar alguns dados que juntei durante a viagem e que julgo ser útil para quem estiver viajando para Chile e Argentina.
Fiz anotações de gastos com hotéis e combustível durante toda a viagem. Segue alguns dados:

GASOLINA

• 42 Abastecimentos
  • 500 litros consumidos
  • R$1.620,00 gastos
  • Média Geral: 16,5 Km/L
  • Pior Média 12,5 Km/L (última abastecida na Argentina)
  • Melhor Média 19,6 Km/L (Chile)
A gasolina na Argentina custa o equivalente a R$3,40 ($12 a $15 pesos argentinos) em média, e no Chile, em torno de R$2,76 (de $600 a $700 pesos chilenos). Lembrando que este custo é para a gasolina comum deles, a 95 octanas, a nossa tem 87, vê se pode. Existe uma gasolina Premium lá, mas não usei ela, portanto não sei informar os custos.

DISTÂNCIAS

• 8.220 Kms
  • 2 Estados Brasileiros (Santa Catarina e Rio Grande do Sul);
  • 2 Países (Chile e Argentina)
  • 25 cidades visitadas
  • 4.800 M.S.N.M maior altitude
GASTOS COM HOTEL

Os hotéis basicamente efetuei as reservas via booking.com, decolar.com e apenas 2 reservei diretamente com o hotel via email. Sempre no dia anterior, fazia as reservas.
San Pedro de Atacama, dependendo da época, recomendo reservar antes. No hotel que ficamos, víamos todos os dias pessoas procurando hotel e não encontrando quartos vagos.
Os custos de hotel foram altos, pois fui com minha esposa e sempre priorizei hotel com banheiro privativo por exemplo. Existem muitas opções de hostels com banheiro compartilhado, o preço cai bastante, e se você vai com um grupo somente de amigos, fica ainda mais barato. Se consegue quartos para até 5 ou 6 pessoas, com preços em torno de R$30,00 por pessoa.

ALIMENTAÇÃO

Não fiz levantamento de custos com comida, mas o nosso costume era, nos dias que estávamos rodando de moto, não almoçávamos, apenas comíamos um lanche leve para não ficar com sono depois do almoço. A noite, sempre tentávamos comer bem, tirávamos a barriga da miséria. Na Argentina se come muito bem e barato, os pratos lá, normalmente servem duas pessoas. Pelo menos no meu caso e da Sara, portanto, saía bem em conta. Os restaurantes normalmente não cobram taxa de serviço de 10% por lá.
Já no Chile, os pratos também são bem servidos, porém mais caros, um Lomo A Lo Pobre por exemplo, custava R$40,00. Ou seja, pra uma pessoa que sente muita fome, fica caro.
Tomamos muita água, no Chile, uma garrafa de 1,5 L, custava em torno de R$4,00 a R$5,00 dependendo do lugar que se comprava, na Argentina não me lembro, mas era na casa dos R$3,00 mais ou menos.

GASTOS TOTAIS

Contando tudo, inclusive presentes comprados na ZOFRI, como perfumes, óculos de sol pra mim e pra Sara e muitos souvenirs, a viagem custou algo em torno de R$8.000,00. A conta é mais ou menos U$150,00 por dia para duas pessoas.
Planejei por muito tempo a viagem, então tive tempo em me preparar com os gastos, felizmente fomos e voltamos com sobra e não passamos vontade. Comemos e bebemos onde achamos legal, mas cada um tem um estilo de viagem, eu particularmente não gosto de viagem e passar vontade, salvo em casos de não se ter opção. Mas como eu disse, é do gosto de cada um.
Espero poder ajudar, caso alguém queira mais informações, estou a disposição.

11 comentários:

1. Olá amigo parabéns pela organização e detalhamento de custos sobre a viajem. E dicas importantes. show.

ResponderExcluir
  2. Obrigado marcos!!! Que bom que gostou!!!
    Abraco

3. Parabéns... informações importantes que eu estava procurando... já ajuda bastante no planejamento.

ResponderExcluir
  4. Parabéns pela organização, quero fazer uma viagem dessa com minha esposa, só que ela não confia nas estradas daqui. Já fiz uma de carro, também muito planejamento para correr tudo certo.
    Abração !!

5. olá Patrick, escrevi um outro comentário porém não ficou gravado!! eu acho. Bem Parabéns pela viagem, pela organização e pela persistência. A gente viaja com intenção de fazer tudo isso, chega na metade, desiste. Por isso, valeu meu amigo. IViajarei no próximo dia 8 de maio para o Alaska e estou com a mesma disposição de resgatar os dados durante a viagem de deixar a experiência para outros próximos. Forte abraço e parabéns à tua esposa que foi junto. A minha - que pena, não vai nuca!!!! Sérgio Pitaki -- youtube.com/c/sergiopitaki

ResponderExcluir
  6. Valeu pela dica foi muito importante pretendo fazer essa viagem ano que vem....

7. Parabéns informações importantes que eu estava procurando!

8. ola amigo... bom dia... gostaria muito de conversar vc para saber mais dicas a respeito dessa viagem a qual tb pretendo fazer porem sozinho. Vi que vc é organizado e planejado, assim como eu. Meu contato é: mafmed@gmail.com ( o mesmo para o facebook) Se puder mandar um contato eu escrevo pra vc. !!! obrigado.!!!!

ResponderExcluir
  9. Patrick, parabéns pela página e obrigado por compartilhar suas experiências com os amantes do mototurismo. Boas estradas sempre.

10. Marcelo Ascurra Sc9 de agosto de 2015 19:01

Muito bacana a viagem, informações muito completas , estou iniciando nesse meio, minha primeira viagem esta marcada eu e minha esposa vamos conhecer Cambara do sul, tem alguma dica.